30 de março de 2022

Papelaria e Lojas de Presentes

Como funcionam as Papelarias e Lojas de Presentes? 

Um negócio de papelaria é um estabelecimento comercial onde se vendem artigos que tenham a ver com papel, material escolar, lembrancinhas para presentes, assim como todo tipo de complemento de escritório, tais como: furador, grampeador, régua, borracha, etc. No cenário atual, muitas papelarias também desenvolvem outros tipos de negócio de forma paralela, como venda de livros e materiais de informática, além de incorporar em seu interior sala para leitura, café e ambientes exclusivos para crianças.

No final dos anos 90, as tradicionais papelarias sofreram forte concorrência dos super mercados na oferta de material escolar, especialmente no período que antecede o início do calendário letivo. Além de tudo isso, os governos estaduais e municipais começaram a comprar kits escolares para a rede pública diretamente da indústria.

Outro movimento deste negócio, foi a ampliação do mix de produtos, procurando oferecer a seus clientes itens com maior valor agregado, especialmente no segmento de material de informática, e a prestação de novos serviços como impressão de cartão de visitas, fotocópias e encadernações. Além desse modelo empresarial surgiu no mercado um novo modelo de negócios: as chamadas papelarias de luxo também conhecidas como “boutiques de papel”.

O que define o sucesso de uma papelaria e loja de presentes?

A boa gestão demanda a superação de vários desafios, especialmente em relação ao quesito estoque, devido a especificidade de itens. O segmento de papelaria e presentes tem um grande volume vendas no início do ano, entre os meses de janeiro a março. É imprescindível que o estoque esteja organizado e as compras sejam realizadas de forma estratégica, para suprir a alta demanda e evitar escassez de mercadorias neste período.

Com objetivo de aumentar a lucratividade e o volume de vendas, as papelarias e lojas de presentes também passaram a utilizar novos canais de vendas, como lojas online e marketplaces. Uma das vantagens de integrar a loja física ao marketplace, é o baixo investimento, pois os produtos serão ofertados em grandes plataformas que já possuem visibilidade, como Mercado Livre e B2W, que são visitados por milhares de consumidores todos os dias.

Apesar de normalmente este tipo de segmento ser um empreendimento de pequeno porte, a automatização deve ser vista como um importante investimento que auxiliará na gestão do negócio e no atendimento aos clientes com mais eficiência e agilidade, realizando orçamentos de modo seguro, emissão de notas fiscais para consumidores, controle financeiro, entre outras atividades relacionadas às rotinas administrativas de uma loja de papelaria e presentes.